Ao longo das últimas décadas, cientistas de dados espaciais de várias partes do mundo têm trabalhado juntos para desenvolver mecanismos de compartilhamento de informações. Mais recentemente, esforços têm sido organizados para projetar e construir Infraestruturas de Dados Espaciais nos níveis global, regional, nacional e corporativo.

Há várias definições para o que constitui uma Infraestrutura de Dados Espaciais, refletindo uma variedade de escopos, níveis de jurisdição e perspectivas temáticas. Uma das definições freqüentemente usada é a do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, de 1994, que estabeleceu a IDE nacional nos Estados Unidos, na qual é definida como “tecnologias, políticas, padrões e recursos humanos necessários para aquisição, processamento, armazenagem, distribuição e incentivo à utilização de dados geoespaciais”.

IDE: Experiência Internacional

A idéia principal das IDEs é oferecer serviços de acesso à informação geográfica, com base em grandes catálogos de acervos de informação, tornando indiferentes, aos olhos do cliente da IDE, o local, o meio e a estrutura física de armazenamento. Para discutir experiências internacionais em IDE, um time de especialistas estará presente no GEO Summit Latin America 2008:

15 de julho – 9h às 10h45
Painel – Infraestrutura Global de Dados Espaciais: Experiências Internacionais
Moderadora: Silvana Camboim (Diretora-Geoplus)
Palestrantes: Geoff Zeis (Director of Technology-Autodesk), William Brand Penner von Kader (Business Development Manager-Infoterra)

Implantação da INDE no Brasil

Especificamente no Brasil, entre os anos 2003 e 2004 a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) teve seus trabalhos reativados. Dentre seus principais objetivos está a implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A homologação de especificações técnicas para a estruturação de dados geoespaciais vetoriais da Mapoteca Nacional Digital (MND), ao final do ano passado, foi um dos primeiros passos nesse sentido.

Na prática, as IDEs incluem atividades técnicas relacionadas à disseminação e integração de bases de dados, metadados e padronizações, com o objetivo de permitir a pesquisa, o acesso e a utilização desses dados geoespaciais. Para debater a implantação da INDE, representantes da Concar estarão presentes no GEO Summit Latin America 2008:

15 de julho – 14h às 16h
Painel – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais: Implantação da INDE no Brasil
Moderador: Antonio Fernando Garcez Faria (Diretor-Centro de Hidrografia da Marinha)
Palestrantes: Leonel Antônio da Rocha Teixeira Jr. (Coordenador Técnico-Ministério do Meio Ambiente), Luiz Paulo Souto Fortes (Diretor de Geociências-IBGE) e Omar Antonio Lunardi (Chefe da 3ª Divisão de Levantamento-Diretoria de Serviços Geográficos do Exército)

GEO Summit Latin America 2008

A nona edição do GEO Summit Latin America acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, de 15 a 17 de julho. O evento é realizado pela Reed Alcantara Machado e tem apoio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Inpe. Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher da MundoGEO, é o coordenador do Congresso. O portal MundoGEO e as revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática são os divulgadores oficiais.

Outras informações sobre o evento no site www.geobr.com.br, pelo e-mail ivan.romao@reedalcantara.com.br ou pelo telefone (11) 2796-5311.