Os debates especiais do GEO Summit 2008, maior evento de geoinformação do Brasil e da América Latina, serão realizados em horário nobre, com a presença de todos os congressistas. A temática dos debates reflete o que há de mais atual em matéria de geoinformação no Brasil.
A questão do vazio cartográfico no Brasil e as soluções para o compartilhamento de informações geográficas, as novas oportunidades de negócios com a GeoWeb, e a integração entre as soluções CAD, BIM e GIS serão apresentados e debatidos pelas autoridades envolvidas e por especialistas da área.
Qual é o mapa que o Brasil precisa?
Quem participar do GEO Summit Latin America vai discutir assuntos de grande relevância para o setor. Um dos debates mais procurados deve ser sobre a necessidade de organização do mapeamento no Brasil.
Com o tema “Vazio Cartográfico: Qual é o Mapa que o Brasil Precisa?”, o debate contará com os palestrantes Gilberto Câmara (Diretor/Inpe), Luiz Paulo Souto Fortes (Diretor de Geociências/IBGE), Edaldo Gomes (Coordenador Geral de Cartografia/Incra), Antonio Machado (Diretor Executivo/AMS Kepler) e Fernando Campagnoli (Diretor Técnico Operacional/Sipam). O moderador será Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher da Editora MundoGEO. O debate especial está programado para o dia 15 de julho, às 11 horas, no Auditório 1.
GeoWeb e novos negócios
Não resta dúvida que a GeoWeb é a bola da vez. Apesar de ser um termo relativamente novo, a possibilidade de misturar informações geográficas com a agilidade e a interatividade da internet está conquistando cada vez mais entusiastas.
Com a participação fundamental do Google Earth, a geoinformação invadiu a web. Sites de mapas e globos virtuais têm sido os principais responsáveis por mostrar a importância da geografia e da localização como uma forma de catalogar informação. E o que é mais importante: permite a qualquer usuário acrescentar e ter acesso aos dados.
O debate “GeoWeb: Novas Oportunidades de Negócios” acontece no dia 16 de julho, às 11 horas, no Auditório 1 do Centro de Convenções Imigrantes. Christopher Tucker (VP Commercial Sales/Erdas), Marcelo Augusto Quintella (Product Manager/Google) e Galileu Vieira (Gerente de Novas Tecnologias/Microsoft) já confirmaram presença. A moderação será de Silvana Camboim, diretora da Geoplus e colunista da Revista InfoGEO.
Integração de CAD, BIM e GIS
A convergência entre os tradicionais CAD e GIS e a nova ferramenta Building Information Modeling (BIM) já faz parte do dia-a-dia da nova geração de profissionais da área geoespacial. A integração dessas tecnologias possibilita simular, em um mesmo modelo, a realidade natural e o ambiente construído pelo ser humano.
A integração das tecnologias CAD, BIM e GIS é um dos assuntos do momento entre os profissionais de geoinformação. E por isso não poderia ficar de fora da programação do GEO Summit Latin America. O debate ”CAD/BIM/GIS: Integração de Soluções” vai acontecer no dia 17 no auditório 1, das 11h às 12h30. O moderador será Eduardo de Rezende Francisco, especialista de negócios da AES Eletropaulo e Presidente da Gita Brasil. Para palestrantes estão confirmados Geoff Zeis (Director of Technology/Autodesk), Wolmar Sabino (Gerente de Geoprocessamento/Sisgraph) e Adolfo Ribeiro (Diretor Técnico/Bentley).
GEO Summit Latin America 2008
A nona edição do GEO Summit Latin America acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, de 15 a 17 de julho. O evento é realizado pela Reed Alcantara Machado e tem apoio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Inpe. Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher da MundoGEO, é o coordenador do Congresso. O portal MundoGEO e as revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática são os divulgadores oficiais.
Acesse a grade atualizada do congresso em www.geobr.com.br/conteudo/congressos_pt.php.
Outras informações sobre o evento no site www.geobr.com.br, pelo e-mail ivan.romao@reedalcantara.com.br ou pelo telefone (11) 2796-5311.
