A cooperação internacional é o coração do desenvolvimento do Programa Galileo. A introdução do Galileo na região deverá ser baseada em cooperação de longo prazo com os principais envolvidos na América Latina.

O objetivo do Projeto Celeste é fomentar a cooperação com a América Latina, baseada na experiência anterior com testes do Egnos, provendo as diretrizes e recomendações para definir atividades futuras e projetos a serem levados a cabo na região, e aumentando o nível de expectativa sobre o Galileo na América Latina, assim como para beneficiar o mercado de aplicações de GNSS na região.

Atividades

O projeto Celeste é focado nas seguintes atividades:
• Apoiar planos regionais;
• Introdução dos serviços do Galileo.

Para apoiar a atividade de Planos Regionais, será focado na identificação, definição, seleção e análise detalhada dos cenários de integridade do Galileo. O consórcio propõe investigar os cenários que vão além das diretrizes atuais dos Sistemas de Aumentação Baseados em Satélites (SBAS) e do Galileo, de forma que soluções otimizadas possam ser propostas.

O objetivo da atividade de Introdução dos Serviços do Galileo é a análise dos passos necessários para a migração das aplicações GNSS baseadas atualmente em GPS, para as baseadas no Galileo e em SBAS. Será focada em dois aspectos: a seleção de mercados-alvo e o desenvolvimento de fornecedores de serviços do Galileo nos mercados selecionados.

Diferenciais em relação ao GPS

A seleção de mercados-alvo, segundo uma escala de prioridades, será realizada depois de obtido o estado atual do GNSS na região, a identificação de novas aplicações e/ou mercados que poderiam ser desenvolvidos, baseados nos diferenciais do Galileo/Egnos em relação ao GPS.

O desenvolvimento de fornecedores de serviços do Galileo nos mercados selecionados será feito aplicando os  resultados ou estudos similares desenvolvidos na Europa para a América Latina, sobre o estado do GNSS, aplicações, ambiente econômico e financeiro e retorno do investimento, promoção, regulação e plano de ação. Os resultados serão disseminados e usados para prover os elementos para o apoio à definição de estratégia do Centro de Informação do Galileo para a América Latina (GIC).

+Informações
www.galileoic.org/la