O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) marcou para a segunda quinzena de setembro o teste em bancada do motor S43 do Veículo Lançador de Satélite (VLS).
O teste, que deverá ocorrer na Usina Coronel Abner, em São José dos Campos (SP), estava previsto para o dia 6 de agosto, mas teve que ser adiado. Segundo o diretor do IAE, Cel. Pantoja, o motivo do adiamento foi uma não conformidade encontrada, durante uma inspeção de segurança, no sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Esse sistema constitui um conjunto de pára-raios com malhas de cabo de aço e sistemas de aterramentos, e tem grande importância para garantir a segurança no teste. De acordo com o IAE, a correção no sistema de segurança seguirá todas as normas técnicas pertinentes para garantir totalmente a segurança contra as descargas atmosféricas. O custo previsto para a obra é de R$ 80 mil.
Durante esse período de quase cinco anos após o acidente que vitimou 21 técnicos do Programa Espacial Brasileiro, o projeto do VLS foi totalmente reformulado. O motor S43 faz parte de um dos quatro motores do primeiro estágio do VLS. Ele mede cerca de sete metros e carrega sete toneladas de combustível sólido.
Lançamento
Confirmados os resultados no ensaio, o primeiro lançamento tecnológico será realizado em 2010, com o VLS XVT 01.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Agência Espacial Brasileira