A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima vai demarcar e georreferenciar gratuitamente 250 imóveis rurais dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí, Iracema e Caracaraí. Os interessados deverão comparecer à sede do órgão para solicitar o serviço.

O objetivo da ação é expedir, até o final de novembro, os títulos de domínio da terra para os posseiros. Após o georreferenciamento e a demarcação das parcelas, será possível regularizar os imóveis rurais em nome dos produtores. A ação tem como finalidade intensificar a regularização fundiária em Roraima visando incentivar o desenvolvimento regional.

Para realização do georreferenciamento, o Incra realizará uma licitação para contratar uma empresa. O trabalho consiste na medição dos perímetros dos imóveis rurais, confecção das plantas e memoriais descritivos, elaboração das planilhas de cálculos de todas as áreas trabalhadas, relação de coordenadas dos pontos e das monografias dos vértices implantados e colocação das plaquetas de identificação nos marcos.

No último mês de março, o Incra realizou vistorias e levantamento ocupacional em imóveis rurais que já estavam georreferenciados, nos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí, Iracema e Caracaraí. O trabalho resultou na confecção de 208 títulos de domínio, os quais serão entregues aos produtores rurais até o final de agosto.