A versão final do software livre de informações geográficas TerraView Políticas Sociais acaba de ser lançada, o que poderá oferecer aos gestores públicos de muitas cidades brasileiras uma ferramenta computacional adaptada às suas necessidades para o planejamento de políticas em áreas como educação e saúde.
Desenvolvido pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) em parceria com a Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o TerraView Políticas Sociais é um programa de geoprocessamento para análises e interpretações espaciais da realidade social de áreas urbanas, de uso livre e que pode ser baixado gratuitamente pela internet
O programa permite ao usuário realizar diagnósticos de diferentes questões sociais, econômicas e demográficas. O objetivo é dar suporte a pesquisadores e gestores públicos que atuam em áreas como educação, saúde, transferência de renda e habitação.
Capacitação
Com o objetivo de facilitar o uso do TerraView Política Social, o CEM está oferecendo um curso de geoprocessamento para que os participantes aprendam a usar suas ferramentas básicas e sejam habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.
Com carga horária de 20 horas, o curso é realizado todos os meses e é dirigido a gestores públicos das áreas sociais, líderes de movimentos urbanos, alunos de graduação e pós-graduação e analistas em geral interessados em produzir interpretações espaciais a respeito da realidade social de áreas urbanas.
Os participantes recebem uma apostila com as aplicações do software usadas pelos professores durante as aulas e certificado de conclusão de curso. As duas próximas edições do curso, que oferece uma visão geral do sistema tanto do ponto de vista conceitual como do prático, serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de agosto e nos dias 24, 25 e 26 de setembro.
Para saber mais sobre o curso, por favor acesse www.centrodametropole.org.br/t_transf_cursos.html.