O Programa Rede Européia de Observação do Ordenamento do Território (Espon, na sigla em inglês) foi aprovado pela Comissão Européia em dezembro de 2004. No período 2004-2006 foram desenvolvidos cerca de quatro dezenas de projetos cujos resultados foram amplamente divulgados e contribuíram decisivamente para afirmar o Programa Espon como um caso de sucesso da cooperação entre os Estados Membros e a Comissão Européia sobre as temáticas ligadas ao ordenamento e desenvolvimento territorial, criando as bases para a sua continuidade no período 2007-2013.
O Programa Espon 2013, que tem como parceiros os 27 Estados Membros da União Europeia e ainda a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça, tem como principal finalidade apoiar o desenvolvimento de políticas relacionadas com o objetivo da coesão territorial e o desenvolvimento harmonioso do território europeu, de modo a contribuir para a competitividade, a cooperação territorial e um desenvolvimento sustentável e equilibrado da Europa.
A representação de Portugal no Programa Espon 2006 foi assegurada pela DGOTDU. Essa responsabilidade mantém-se no Programa Espon 2013.
Nova fase de candidaturas
Uma nova fase de candidaturas do Programa Espon 2013 abriu no dia 20 de agosto, decorrendo até 15 de outubro de 2008. Foram abertas candidaturas em três áreas:
– Projetos de pesquisa aplicada;
– Análise focalizada;
– Plataforma científica e instrumentos.
+Informações
www.espon.eu/mmp/online/website/content/programme/1455/1496/1870/index_EN.html
gabdg@dgodtu.pt
content@espon.eu