O livro Geografia Política da Água, de Wagner Costa Ribeiro, nos provoca e estimula a aprofundar o conhecimento sobre os caminhos para evitar o pior. O autor apresenta ao leitor, de forma sistemática, os aspectos relacionados com a geopolítica da água, o potencial quadro de crise do recurso e os esforços da sociedade palnetária em estabelecer metas para o menor consumo do bem precioso que é a água.
A obra, que já está disponível para compra no nosso portal, tem o objetivo de ampliar o debate sobre como promover, de forma consistente e continuada, práticas públicas e sociais que estimulem maior responsabilidade na gestão e uso da água, reduzindo o desperdício e estabelecendo mecanismos de controle quanto à sua mercantilização.
Outro objetivo da obra é demonstrar que a ausência de uma regulação internacional para o acesso à água por meio de uma convenção internacional, um pacto político entre países, permite sua comercialização em escala global e, se for preciso, o uso da força para conseguir abastecer a população de países.