No dia 28 de agosto de 2008, uma demonstração totalmente bem sucedida de vôo baseada em LPV foi realizada no âmbito do Programa da União Européia de Introdução do GNSS no Setor de Aviação (Giant, na sigla em inglês).

A equipe realizou quatro aproximações baseadas em Localizador de Performance com Orientação Vertical (Localizer Performance with Vertical guidance – LPV) na pista 12 do aeroporto de Valência, com uma aeronave Air Nostrum CRJ-200 equipada com SBAS (Egnos). Seguindo as demonstrações de vôo feitas com uma aeronave Air Nostrum Dash-8 equipada com um SBAS independente, nos aeroportos de Valência (2006) e San Sebastian (2008), essa demonstração de vôo representa um grande passo à frente.

O diferencial desse vôo é que foi a primeira vez que uma aeronave de linha fez procedimentos de aproximação LPV, na Europa, usando equipamentos integrados de aviação (receptor GPS/SBAS com Sistema de Gerenciamento de Vôo da Rockwell Collins).

Desde o início das atividades do CRJ-200, a empresa Pildo Labs, a cargo do teste dos receptores, teve um papel central na definição dos processos de acesso a bordo aos dados GNSS. O GNSS aeroviário proveu aos pilotos uma orientação de alta qualidade ao longo da aproximação, baseada nos sinais dos satélites GPS  e no sinal do Egnos transmitido por dois satélites geoestacionários. A opinião dos pilotos e dos controladores de tráfego aéreo, sobre o valor do Egnos para as operações de vôo, foi muito positiva. De fato, a orientação foi bastante suave e considerada tão boa quanto o sistema ILS ou até melhor, sem a necessidade de instalar qualquer infra-estrutura de radio-navegação.

A próxima demonstração de vôo será realizada com um avião CRJ-200 no aeroporto de Bologna, em setembro de 2008. O resultado de todas estas demonstrações de vôo será apresentado no 2º Fórum de Usuários, organizado no âmbito do projeto Giant, a ser realizado na base da Eurocontrol em Bruxelas, em 9 de outubro de 2008.

Fonte: Consórcio Giant / Aena

+Informações
www.galileoic.org/la