O lançamento do satélite Goce, marcado para ser enviado ao espaço nesta quarta-feira de uma base no norte da Rússia, teve que ser adiado para o dia 5 de outubro, devido a problemas técnicos.

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) anunciou que a preparação do lançamento foi paralisada já no domingo, devido a anomalias em um dos sub-sistemas de orientação e navegação que fazem parte do veículo lançador.

Quando estiver em órbita, o Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade (Goce, na sigla em inglês) será posicionado a 260 quilômetros de altitude, por um foguete russo Rockot.

Gravimetria

O satélite levará a bordo um conjunto de seis acelerômetros de alta sensibilidade, que medirão os componentes do campo gravitacional terrestre em seus eixos. Os dados coletados serão usados para fornecer as medidas do geóide e das anomalias gravitacionais.

Com uma melhora significativa do conhecimento da física da Terra e a investigação do clima, o Goce permitirá entender melhor como funciona o planeta.

+Informações
www.esa.int/goce