Mesmo com o tempo nublado, o satélite natural da Terra poderá ser contemplado por meio do projeto Noite da Lua, promovido pelas Escolas Positivo nesta sexta-feira, às 19h30. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, acompanhados dos pais, irão se reunir no Colégio Positivo Jardim Ambiental, em Curitiba, para observar o satélite, que está em quarto crescente, a olho nu ou por meio de telescópios.

O projeto tem como objetivo despertar o interesse dos jovens estudantes para a astronomia, além de resgatar o apreço pelas belezas naturais. O encontro será acompanhado de explicações práticas e teóricas, com o auxílio de professores de ciências, geografia e física. Os profissionais abordarão a formação de crateras, explicações sobre as fases da Lua e a influência sobre as marés. Durante o evento, haverá telescópios posicionados para diferentes relevos da Lua, como crateras, o Mar da Tranqüilidade, o Pólo Norte e o Pólo Sul do satélite.

A programação tem ligação direta com o projeto de física, no qual alunos da Educação Infantil trabalham conceitos como atrito, flutuação, densidade e empuxo em situações cotidianas.