A sexta edição da revista InfoGPS traz à tona as aplicações um tanto desconhecidas do GPS, como é o caso de esportes, trilhas e aviação. Isso ocorre pela própria disponibilidade dos aparelhos, pois somente os de navegação veicular são encontrados facilmente no Brasil. Outra novidade desta edição é o lançamento do suplemento Transporte, que trata, no primeiro número, de telemetria e da diferença entre bloqueadores, rastreadores e localizadores.

Uma das aplicações mais conhecidas do GPS fora do carro é o seu uso em trilhas e caminhadas. Os aventureiros acreditam que o equipamento proporciona maior segurança além de facilitar o compartilhamento de informações.

A pesca também já faz uso do GPS. Segundo os pescadores, as vantagens são muitas, pois o aparelho pode indicar a localização espacial, pontos de interesse, velocidade, identificação de locais perigosos, estimativas de tempo, além de traçar rotas seguras.

A aviação geral engloba os aviões e helicópteros particulares ou utilizados por empresas de taxi aéreo. E é justamente esse setor que cresce a largos passos no Brasil e no mundo, e que tem cada vez mais o suporte da tecnologia que os grandes aviões já dispõem, inclusive a utilização do GPS. O equipamento fornece à aviação exatamente o que ela precisa, que é a precisão nas manobras para garantir a segurança nas operações.

Destaques

Na presente edição o leitor ainda pode conferir testes feitos com quatro modelos de navegadores, uma matéria sobre privacidade, mostrando o quanto é difícil fugir da tecnologia, uma entrevista com Antônio Calmon, diretor do Denatran, falando sobre o uso obrigatório de rastreadores nos veículos, e como os jogos baseados em localização usam o mundo real como cenário.