Quem nunca foi abordado por um pesquisador interessado em saber sua opinião ou satisfação sobre um produto ou serviço? Ou sobre sua intenção de voto em um candidato a uma eleição política? Acho que a maioria não foi, mas, acreditem, muitos já foram.
Sem dúvida, as pesquisas realizadas em campo (entrevistas na rua, em pontos de grande fluxo de pessoas, em domicílios, em locais de trabalho, em lojas, por telefone, etc.) são um grande instrumento para que a perspectiva do consumidor, cliente, contribuinte ou cidadão seja coletada e utilizada como insumo para gestão, em seu sentido mais amplo. Seu uso, combinado com Sistemas de Informação Geográfica (GIS), pode ser um grande diferencial para quem conhece geotecnologia.
A característica mais importante desse instrumento é que a coleta de informações de pesquisas de campo está sempre associada a uma localização no espaço. Essa localização pode ser o próprio local da entrevista ou uma característica do entrevistado (endereço residencial ou comercial, por exemplo).
Leia a íntegra do artigo sobre geoprocessamento e pesquisas de mercado.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.
