Um novo complexo de edifícios foi inaugurado no dia 8 de setembro, formando o Centro de Controle do Galileo. As instalações ficam dentro do Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão), em Oberpfaffenhofen.
A inauguração do centro de controle do sistema é um marco do início da preparação para a operação do Galileo. Um cerimônia foi realizada em Berlim para o anúncio de uma das fases mais importantes para o sistema europeu de navegação global por satélites.
O novo centro de controle, com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, ficou pronto em dois anos, com um custo aproximado de 100 milhões de euros.
Quando estiver em plena operação, mais de 100 engenheiros e cientistas estarão trabalhando em Oberpfaffenhofen. Uma equipe multi-nacional será responsável pela preparação e operação do Galileo.
O centro de Oberpfaffenhofen faz parte do segmento principal de solo. O controle dos satélites que farão parte do sistema e o recebimento dos dados das missões ficarão sob a responsabilidade da rede de estações de recepção espalhadas pelo globo.