As ilhas de São Miguel e Flores, nos Açores, vão ter em funcionamento até 2013 duas estações geodésicas e astronômicas que vão permitir estudos avançados nestas áreas e melhorar os sistemas de navegação aérea, marítima e terrestre.
O projeto implica ainda a construção de outras duas estações em território espanhol, permitindo assim criar uma Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (Raege).
Com vista à elaboração de um estudo de viabilidade econômica, foi assinado recentemente um protocolo de cooperação entre o Governo açoriano e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. Segundo o secretário açoriano da Habitação e Equipamentos, o estudo tem a duração de seis meses e pretende determinar os procedimentos e recursos para o funcionamento e exploração da rede.
Após concluído o estudo será firmado um acordo para a construção das duas estações nos Açores, que poderão ser operadas por cerca de 20 quadros qualificados na área da astronomia, engenheiros eletrotécnicos, técnicos e operadores.
Fonte: Lusa/AO online