A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), acaba de ser distinguida pela Esri com o SAG Award – prêmio de inovação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Fundamental para o desenvolvimento do país a médio e longo prazo, a EMEPC tem demonstrado uma enorme capacidade de visão e liderança na utilização de SIG, contribuindo para um mundo melhor. Em reconhecimento a esse projecto, através da aplicação de soluções SIG, a Esri atribuiu o prémio SAG Award – Special Achievment in GIS – no dia 6 de Agosto, no 28º Encontro Anual de Usuários Esri, em San Diego.

Os projetos da Extensão da Plataforma Continental, em adiantada fase de pesquisa, apresentam dados hidrográficos, geológicos e geofísicos que revelam a quantidade de recursos que se encontram imersos, dados estes que constituem a base para a criação e sustentação das submissões dos estados costeiros à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CNUDM), através das quais é reclamada a aquisição de novos territórios imersos.

Novo mapa global

Um processo global que está em curso irá determinar um novo mapa das soberanias e o aparecimento de um novo paradigma de Gestão Estratégica do Mar. Fatores decisivos e estratégicos para o desenvolvimento sustentável dos países.