Michael Frank Goodchild foi o primeiro a cunhar a expressão “Ciência da Informação Geográfica”, em 1992, e mostrou que poderia existir um novo campo de estudo acadêmico. Formado em física pela Universidade de Cambridge e Ph.D em geografia pela Universidade de Hamilton, Goodchild é atualmente diretor do Centro de Estudos Espaciais na Universidade de Santa Bárbara, na Califórnia. Foi colaborador no projeto Terra Digital, do ex vice-presidente dos EUA, Al Gore, sobre os efeitos do aquecimento global.

InfoGEO: Em um artigo, de 1992, você fala sobre como utilizar o potencial da tela do computador para visualizar o globo ao invés de usar projeções. Naquele tempo, você já previa o aparecimento de globos virtuais, como Google Earth, Nasa World Wind e Virtual Earth?

Mike Goodchild: Sim, mas não imaginávamos que a internet seria capaz de fornecer dados em uma freqüência suficiente, ou pensar na manutenção de um nível de detalhamento e acervo que os globos virtuais utilizam, ou mesmo antecipar que em 2005 os gráficos utilizados seriam visualizados em simples PCs. Então, em 1997, ajudei a escrever o discurso Terra Digital de Al Gore, e fiz uma apresentação na qual sugeri que a comunidade trabalhasse para implementar uma Terra Digital até 2005.

Leia a íntegra da entrevista com Michael Frank Goodchild.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.