O curso de mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais enfatiza a aplicação do instrumental do geoprocessamento, sensoriamento remoto e modelagem computacional para o estudo de sistemas ambientais – sistemas com expressão territorial -, sob uma visão integrada das inter-relações entre seus componentes socioeconômicos, políticos, culturais e naturais – meios físico e biótico.

Sob o comitê multidisciplinar da Capes, o mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais abre oportunidades para graduados em diversos campos do saber, como no exemplo de ecólogos, engenheiros ambientais, analistas de sistema, matemáticos computacionais, estatísticos, geógrafos, geólogos, arquitetos, biólogos e muitos outros mais profissionais; todos candidatos a se tornarem analistas e/ou modeladores de sistemas ambientais.

O mestrado busca formar profissionais capacitados para análise espacial e modelagem de sistemas, incluindo aí a concepção e solução de uma série de métodos analíticos e de simulação orientados à avaliação qualitativa e quantitativa de complexos temas ambientais em escalas local, regional e global, ou seja, um profissional com perfil de modelador capaz de transitar em diversos campos do saber em busca de soluções às questões ambientais e dirigidas à organização, planejamento e gestão do território.
 
Inscrições

As inscrições para o curso estão abertas, no período de 1 a 31 de outubro de 2008. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas
Ambientais, pelo telefone (31) 3499-5404 ou pelo e-mail modelagem@igc.ufmg.br.