A Segunda Edição da Escola Galileo foi organizada com sucesso no México, entre 1 e 2 de outubro de 2008. Os dois dias de treinamento educativo foram organizados dentro das atividades do Centro de Informação do Galileo (GIC) para a América Latina, com o apoio do Inaoe/Crectealc Campus México.
Ainda sob o impacto das notícias sobre a garantia de continuidade do Programa Galileo, foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro do ano passado a Escola de Verão do Galileo para a América Latina, na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, com participantes do Brasil e do exterior.
O programa Escola Galileo tem como propósito oferecer uma robusta introdução nos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) existentes, com atenção especial aos Programas Europeus Galileo e Egnos. A arquitetura e a definição do sistema foram apresentadas, incluindo os princípios dos Sistemas de Aumentação Baseados em Satélites (SBAS) e Baseados em Solo (GBAS). Noções críticas sobre integridade e precisão também foram definidas e apresentadas.
Serviços e aplicações em vários domínios, que estarão disponíveis em um futuro próximo, foram introduzidos mostrando o grande leque de setores de excelência de tais sistemas.
Cooperação Internacional com a América Latina
Várias atividades de pesquisa e desenvolvimento, direcionadas pela Autoridade Supervisora em GNSS (GSA) da Europa, estão hoje sendo realizadas na região no âmbito da Cooperação Internacional do Galileo com a América Latina. Entre outras, podemos citar:
– As atividades do Consórcio Latino, a cargo da organização da Escola Galileo e representado no México pela empresa Pildo Labs. A missão e as atividades do Centro de Informação do Galileo também foram apresentadas, bem como os eventos agendados para cumprir os objetivos de aumentar a consciência e a informação sobre o Galileo na região;
– O Projeto Celeste, representado pela BCI e Telespazio Argentina, que apresentou as atividades, os resultados principais e as metas do projeto.
+Informações
www.galileoic.org/la