O vôo final de teste do sistema Egnos, que aumenta a precisão dos sinais GPS, foi realizado com sucesso em Bologna, Itália, no dia 27 de setembro de 2008.
Dentro do projeto europeu de Introdução do GNSS no Setor da Aviação (Giant na sigla em inglêS), aeronaves equipadas com GNSS oferecem aos pilotos orientação de alta qualidade durante pousos, usando sinais do Egnos transmitidos por satélites geoestacionários.
A equipe do Giant realizou cinco pousos com orientação através de Localizador de Performance com Orientação Vertical (LPV) na pista 12 do aeroporto de Bologna, com uma aeronave CRJ-200 da Air Nostrum equipada com um Sistema de Aumentação Baseado em Satélites (SBAS) aeronáutico, no caso o Egnos.
O vôo consistiu em uma série de aproximações, incluindo um primeiro pouso para fixação, uma aproximação sem sucesso e o pouso final com orientação vertical pelo Egnos. O teste conclui satisfatoriamente a série de demonstrações de vôo realizada com aviões e helicópteros no âmbito do projeto Giant.
+Informações
www.galileoic.org/la