O VIII Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal aconteceu entre 7 a 9 de outubro, em Curitiba (PR). O coordenador do Seminário, professor Attilio Antonio Disperati, enviou informações exclusivas sobre o evento:
Estamos iniciando o VIII Seminário, cujo objetivo maior é apresentar o estado da arte das ferramentas de SR&GIS nos estudos florestais. O primeiro Seminário dessa longa série ocorreu há 14 anos, em setembro de 1994, contando com 15 palestristas-convidados, exposição de cinco estandes de empresas do ramo das geotecnologias, contando naquela ocasião com participação de 80 pessoas.
Hoje, os variados produtos e as técnicas de extração e manipulação de dados nessa área de SR&GIS têm mostrado potencialidade e efetividade no estudo de questões ambientais. Isso permitiu canalizar esforços do Comitê Científico em elaborar um programa mais ousado e tematicamente mais diversificado para o VIII Seminário, com 30 palestristas-convidados, trazendo experiências florestais da Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Finlândia, México, Paraguai, Reino Unido e do próprio Brasil.
Este Seminário conta ainda com duas Sessões Interativas de Pôsteres, com 72 artigos técnicos, além da exposição de 10 empresas do ramo de geotecnologias.
O evento foi elaborado para difundir conhecimentos aos 250 participantes inscritos, cuja comunidade presente é formada por profissionais de empresas e instituições públicas e privadas, ONGs, professores universitários e estudantes, todos com interesse em pesquisas e aplicações florestais.
Auditório do VIII Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e GIS Aplicados à Engenharia Florestal
Nos 14 anos de realizações desses Seminários, houve um crescimento paulatino de atividades, sempre ordenado para atender as necessidades florestais. O sucesso, até então obtido, tem nos incentivado para continuar nessa atividade de difusão de conhecimentos.
O Comitê Organizador empenhou-se ao máximo para manter a “consciência” norteadora dessa longa série de Seminários, trazendo renomados palestristas e tradicionais empresas do ramo de geotecnologias, oferecendo espaço para o diálogo entre todos, especialistas e usuários presentes, colocando na pauta de discussão os avanços de SR&GIS como subsídio ao planejamento e o gerenciamento dos recursos florestais. Para tal, estarão sendo apresentadas algumas experiências com videografia, câmara aerofotogramétrica digital de alta resolução, Lidar (laser altimeter) e radar; e também, abordagens em SIGs, geoestatística e GPS em específicas atividades florestais.
Agradecimentos
O Comitê Organizador gostaria de citar, como agradecimento:
– O apoio organizacional da Fupef e do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, instituições promotoras do evento;
– O apoio de instituições nacionais e/ou estrangeiras;
– O interesse das 10 empresas expositoras presentes ao evento;
– Particularmente, a presença dos 30 palestristas nacionais e internacionais, que colocaram em sua agenda de trabalho esse compromisso de participação no evento brasileiro; e
– Os autores dos 72 posteres que enviaram seus artigos completos, divulgando assim, sua experiências.
+Informações
www.8seminarioflorestal.com.br