A empresa Esri, em conjunto com outras organizações da indústria de construção e gerenciamento de grandes obras, publicou recentemente um modelo de dados para a criação, armazenamento e compartilhamento de informação sobre infra-estrutura e edificações.

O Modelo de Dados para o Espaço Interno de Edifícios (BISDM, na sigla em inglês) é baseado em Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e permite que organizações compartilhem dados sobre instalações prediais entre diversas plataformas tecnológicas. O modelo pode ser estendido para uma variedade de propósitos, como por exemplo o planejamento urbano e ambiental.

Criado para facilitar a busca, análise e disponibilização de informações sobre edificações e infra-estrutura, que geralmente não está armazenada em uma base de dados comum, o BISDM tem o objetivo de auxiliar a tomada de decisão em corporações.

Padrões

O BISDM suporta os padrões comuns da indústria geoespacial, para definição, classificação e avaliação dos modelos de dados das edificações, escalabilidade para vários níveis de detalhamento, interoperabilidade com sistemas corporativos, integração com fluxos de trabalho via APIs, web services e arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês).

Desenvolvido por mais de 30 organizações, o BISDM é o resultado de um esforço colaborativo para a aplicação de um modelo baseado em GIS para a área de construção e infra-estrutura.

+Informações
www.esri.com/datamodels/bisdm