O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluiu o levantamento da área cultivada com cana-de-açúcar nos principais estados produtores da região centro-sul na safra 2008/09. Os dados do projeto Canasat, baseados em imagens de satélites, mostram que foram cultivados 917,9 mil hectares a mais do que na safra anterior, o que corresponde a um aumento de 15,7%. A área total foi estimada em 6,53 milhões de hectares.
Os últimos dados se referem à área de cana disponível para colheita na safra 2008/09 e destinada à indústria sucroalcooleira, produção de aguardente, forragem, entre outros setores. Parte desta cana pode não ser processada nesta safra, devido a fatores como regime de chuvas e disponibilidade de equipamentos de colheita e transporte, por exemplo.
Maior produtor de cana-de-açúcar, o estado de São Paulo possui 4,45 milhões de hectares disponíveis para colheita, o que representa 66% de toda a área cultivada na região centro-sul. Em relação à safra anterior, São Paulo registrou crescimento de 12,2% (483,3 mil hectares).
O segundo maior produtor é o Paraná, com 605 mil hectares, seguido por Minas Gerais, que tem 575 mil hectares de área plantada com cana. Paraná e Minas Gerais tiveram acréscimos de 17,7% (90,9 mil hectares) e 24,2% (112 mil hectares), respectivamente.
Quarto maior produtor de cana na região centro-sul, Goiás foi o estado que apresentou a maior taxa de expansão: 39,9%. Com o aumento de 123,2 mil hectares, a área cultivada no estado agora atinge 432 mil hectares.
Canasat
Desde 2003, o Canasat utiliza técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento para mapear a área cultivada e fornecer informações sobre a distribuição espacial da cultura de cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As avaliações são realizadas pelo Inpe em cooperação com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
+Informações
www.dsr.inpe.br/canasat
Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe