Especialistas e pesquisadores de vários países discutem até esta sexta-feira, em Foz do Iguaçu (PR), os avanços recentes em sistemas de observação e monitoramento de florestas e as melhores experiências desenvolvidas atualmente no mundo nessa área.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Grupo de Observação da Terra (GEO) promovem no Brasil o GEO Forest Monitoring Symposium.

Dentre vários assuntos, os participantes do encontro analisam o trabalho do Global Earth Observation System of Systems (GEOSS), que busca fornecer informações detalhadas sobre a Terra. O GEOSS reúne instituições de pesquisa interessadas em ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do planeta e congrega 71 países.

Tecnologia brasileira

Baseado em imagens de satélites, o sistema brasileiro desenvolvido pelo Inpe para monitorar o desmatamento na Amazônia é reconhecido internacionalmente por sua excelência e pioneirismo. Através do GEOSS, o Inpe ofereceu o seu sistema TerraAmazon a qualquer país interessado em monitorar suas florestas.

+Informações
www.dpi.inpe.br/geoforest