A tecnologia de sensoriamento remoto baseada em laser (Lidar), da companhia canadense Optech, possibilitou a descoberta de neve no planeta Marte.
Um sistema Lidar da Optech, desenvolvido em conjunto com a Nasa e embarcado na sonda Phoenix, tem sido utilizado desde o pouso na superfície marciana, em maio deste ano, na busca por água e por ambientes que possam abrigar vida.
A neve foi detectada em nuvens a aproximadamente quatro quilômetros de altitude sobre a espaçonave. Além disso, as medições mostram também a neve evaporando antes de tocar a superfície.
A tecnologia de levantamentos a laser da Optech está na base da missão Phoenix. O sensor lidar do veículo espacial envia pulsos de laser que atravessam a atmosfera e determinam sua composição, dimensões e movimentos.
Com o escaneamento inédito do céu de Marte com a tecnologia a laser, os cientistas têm agora a possibilidade de visualizar a atividade atmosférica em grande detalhe, como gelo em suspensão, poeira sobre o solo, tempestades de areia, entre outros fenômenos.
A precisão fornecida pelo equipamento chega a até 10 metros, com informações sobre pontos a até 20 quilômetros de altitude na atmosfera marciana.
+Informações
www.jpl.nasa.gov/news/phoenix
www.optech.ca