A Expoforest 2008 acontece de 10 a 14 de novembro no Expo Unimed, em Curitiba, Paraná. A feira reúne empresas detentoras de alta tecnologia em máquinas e equipamentos para aplicação em florestas plantadas.

O espaço de exposição de 5 mil metros quadrados representa incremento de três vezes em relação ao evento realizado em 2006. São empresas nacionais, joint-ventures e estrangeiras, que estão mostrando o que há de mais avançado nas atividades de silvicultura, colheita e transporte de madeira de espécies plantadas.
 
A feira reunirá empresas do Brasil, Chile, Áustria, Finlândia, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Coréia do Sul, Itália e Japão, além de participantes do Uruguai, Argentina, Chile e Venezuela nos encontros técnicos.

Em função da verticalização da produção florestal, todas as etapas do processo de transformação da matéria-prima apresentaram evolução nos últimos anos. No entanto, a fase de colheita e transporte de madeira avançou mais, pois representa acima de 50% dos custos de qualquer projeto.

O evento é voltado a proprietários de florestas, diretores e executivos de empresas florestais, prestadores de serviços, engenheiros, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Sistema de inventário de floresta baseado em laser aerotransportado

A Savcor, uma das maiores companhias de TI florestal do mundo, está apresentando durante o evento o seu carro-chefe, o Zenith – sistema de gestão de florestas, além de novidades como o ArboLiDAR, sistema de inventários de florestas; o Zenith Móbile e instrumentos e coletores de dados da linha Masser.

De acordo com Pasi Niemelainem, diretor-geral da Savcor Brasil, a empresa trabalha para equipar o gestor florestal com as melhores tecnologias de software, e agora, começa a mostrar também recursos importantes como equipamentos de medição. “Firmamos uma parceria exclusiva com a Arbomaut, empresa finlandesa, para distribuir no Brasil o ArboLiDAR, um poderoso sistema de inventário de floresta”, antecipou o diretor-geral. Ele explica que o ArboLiDAR faz levantamentos precisos de grandes regiões florestais através de escaneamento a laser a partir de aeronaves. O sistema, que pode medir desde o volume de madeira plantada até a quantidade de árvores existentes, está sendo apresentado ao mercado brasileiro durante a Expoforest.

+Informações
www.colheitademadeira.com.br
www.expoforest.com.br