O Governo de Minas, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), vai lançar, ainda neste mês, edital para credenciamento das empresas interessadas em participar da licitação para fazer as pesquisas de novas áreas de levantamento aerogeofísico e do mapeamento geológico do Estado.

Os estudos servem de base para que as empresas interessadas em investir em Minas Gerais possam identificar locais de maior potencial para a exploração mineral. Além de fornecer subsídios à prospecção mineral, a iniciativa possibilita o aumento das chances de descoberta de novas jazidas minerais, com redução dos custos de pesquisa e minimização do risco dos investimentos.

Levantamentos aerogeofísicos são pesquisas feitas com aparelhos de magnometria e gamaespectrometria, instalados em um avião que faz uma série de vôos em linhas retas paralelas sobre a área alvo do estudo. O resultado do levantamento fornece informações básicas sobre a composição mineral da superfície da região sobrevoada.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pelos governos estadual e federal. Recursos da ordem de 10 milhões de reais serão investidos pelo Estado e pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O mapeamento será financiado com reservas financeiras constituídas a partir da venda de dados das áreas de levantamento aerogeofísico para as empresas da área de mineração.