Melhorar e recuperar a estação de recepção dos dados de satélites da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), que monitoram os focos de calor no Estado do Ceará. Estas serão as funções dos receptores GPS que foram entregues, nesta semana, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) à Fundação. Os equipamentos também vão permitir que sejam identificadas áreas de degradação ambiental e que estejam em processo de desertificação.

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, este novo aparato é de suma importância para melhorar o processamento de dados dos satélites, além de possibilitar a localização mais precisa de práticas de degradação ambientais. E isso será possível com o aparelho Differential Global Positioning System (DGPS). Com margem de erro menor que 10 centímetros, ele é um receptor ideal para mapear áreas com focos de calor e unidades de conservação.

Por meio desses equipamentos, a Funceme fornecerá aos técnicos do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), as imagens do satélite NOAA e o mapeamento georreferenciado dos focos de calor, localizando-os geograficamente de forma automática e alimentando o banco de dados do programa.

+Informações
Funceme (85) 3101-1102
Conpam (85) 3101-1234