A Imagem, empresa do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), vem ao longo dos anos comprovando a eficácia da aplicação da geoinformação na agricultura. As imagens de satélite de alta resolução podem ser usadas com diversas finalidades no meio agrícola, inclusive no monitoramento das propriedades, visando o controle de pragas e doenças.
Prova da eficácia dessa tecnologia foi recentemente comprovada pela Biofábrica Moscamed Brasil – Biomoscamed, organização social sem fins lucrativos ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que adotou o uso da tecnologia GIS na região do Sub-médio São Francisco, com o objetivo de planejar de forma mais eficiente as ações de monitoramento e de controle de uma praga conhecida como mosca-da-fruta. A região, que compreende os estados de Pernambuco e Bahia, é considerada a principal região produtora e exportadora de manga e uva do país.
A ferramenta escolhida para solucionar o problema foi o ArcGIS Desktop, produzido pela empresa americana Esri e comercializado com exclusividade no Brasil pela Imagem, que oferece maior possibilidade para análise das áreas com pragas proporcionando uma visão espacial do problema identificado em uma determinada região. Com a análise detalhada de cada espaço é possível detectar as localidades atingidas e rapidamente tomar medidas necessárias para o controle das pragas.
Implantada desde 2005, em pouco tempo a ferramenta apresentou melhorias na produtividade das plantações e, com isso, a empresa já planeja para o próximo ano empregar a tecnologia também no monitoramento de moscas-das-frutas no estado do Espírito Santo, principal estado exportador de mamão do país.
