O ano de 2008 será o mais longo desde 1992, devido à introdução de um segundo ao final deste ano. O segundo adicional será incorporado ao último minuto do dia 31 de dezembro.
Essa mudança no tempo é necessária para sincronizar os relógios atômicos de todo o mundo com o movimento de rotação do planeta. Tais correções ocorrem desde 1972 e têm como objetivo manter a diferença de tempo entre os dois sistemas sempre abaixo de um segundo.
Desde 1967 – quando o tempo mundial passou a ser coordenado – até os dias de hoje, já foram acrescentados 33 segundos ao tempo dos relógios atômicos, devido aos atrasos da rotação da Terra. O segundo extra deste ano será o trigésimo quarto.
Além de contar com um segundo a mais, o ano de 2008 também teve um dia a mais – 29 de fevereiro – pois foi bissexto. Assim, 2008 será o ano mais longo desde 1992, que também foi bissexto e precisou receber um segundo adicional.
GNSS
Os Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS, na sigla em inglês) utilizam um padrão atômico para calcular o tempo que os sinais levam para chegar aos receptores. Para não introduzir erros, o próprio sistema se encarrega de efetuar a mudança de horário nos receptores, mantendo a precisão.