Definir onde é seguro reerguer as casas destruídas por enchentes ou soterramentos é uma das tarefas imediatas do Grupo Técnico Científico (GTC), idealizado para avaliar causas e efeitos de catástrofes naturais, bem como ações para preveni-las.

O governador Luiz Henrique oficializa o GTC nesta quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. No evento, estarão representadas as instituições que realizarão pesquisas conjuntas, não só sobre enxurradas e deslizamentos, mas também a respeito de secas, ciclones, furacões e problemas decorrentes de mudanças climáticas. Os resultados preliminares devem ser entregues em seis meses.

O trabalho imediato será um estudo dos solos onde as prefeituras pretendem construir novas residências e a verificação das áreas de risco. Em paralelo, o Grupo vai investigar como as águas da chuva e dos rios provocam enchentes no Vale do Itajaí.

Além dos aspectos ligados à hidrologia e à cartografia do Vale, o governo se preocupa em melhorar a previsão do tempo. Para tanto, o governador do Estado negocia com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, a compra de um radar meteorológico para Santa Catarina. O custo do equipamento beira os US$ 2 milhões.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fapesc