Novos dados oceanográficos vão ajudar os cientistas de todo o mundo a entender melhor a dinâmica da Terra e as mudanças climáticas. As informações vêm da Missão Topográfica da Superfície dos Oceanos (OSTM, na sigla em inglês) e foram obtidas com o satélite Jason-2.

O Jason-2 foi desenvolvido em conjunto pelas agências espaciais francesa e norte-americana (Nasa) e enviado ao espaço no dia 20 de junho deste ano. Os dados de validação já estão disponíveis para o público.

Em 2009, novos dados para pesquisa do clima e da geometria da Terra poderão ser baixados no site do programa OSTM, apenas alguns dias após as observações feitas com o satélite.

Concepção artística do Jason-2 (Imagem: Nasa/JPL-Caltech)O Jason-2 está monitorando 95% da superfície líquida do planeta a cada 10 dias, a partir de uma órbita baixa. Como seus predecessores Topex/Poseidon e Jason-1, a missão OSTM/Jason-2 estente os registros de dados sobre o clima e provê um estudo de longo prazo da superfície dos oceanos. O sensor mapeia os padrões de circulação oceânica e mede a altura da superfície líquida e as variações das marés.

+Informações
www.nasa.gov/ostm