A nova temporada de séries televisivas traz produções criadas com o auxílio da linha de soluções para mídia e entretenimento da Autodesk. Séries como Mad Men, Sons of Anarchy, NCIS, Entourage, Smallville, Pushing Daisies e Stargate utilizam tecnologia baseada modelagem 3D para dar mais realismo às cenas.

O Zoic Studios, sediado em Los Angeles, possui uma carteira de produções que inclui algumas das séries mais assistidas no mundo. Para a modelagem de trabalhos como CSI, Eureka, Eli Stone, True Blood e Reaper, o Zoic Studios recorreu a uma suíte de produtos Autodesk, incluindo o software de animação, modelagem e renderização 3D Autodesk Maya; o sistema de efeitos visuais Autodesk Flame; e o sistema de composição Autodesk Combustion.

Para o drama do serial killer Dexter, a canadense Topix utilizou a solução Flame para criar um teaser promocional que mostra o principal personagem viajando pelo tempo por meio de um computador em um parque de diversões.

Com sede em Nova York e Los Angeles, a Look Effects utiliza os softwares Maya e Flame nas séries Pushing Daisies, Life, Bones e Life on Mars.

A CafeFX, conhecida no universo do cinema, se aventurou no mundo televisivo a partir da mini-série épica da HBO John Adams, ganhando o prêmio Emmy de melhores efeitos visuais. As 320 cenas com efeitos especiais da série vão de pinturas foscas a extensões virtuais do set, até efeitos em 3D. Para uma cena complexa envolvendo gráficos computadorizados de água, a Cafe utilizou o Maya da Autodesk para animar personagens no convés e ainda o movimento dos pequenos barcos.

Para a correção de cores, a LaserPacific Media Corporation, empresa de pós-produção ganhadora de 5 Emmys conta com o Autodesk Lustre, um sistema digital de graduação de cor, para moldar séries como Mad Men, Pushing Daisies, Crash, Medium e o piloto para a versão americana de Life on Mars.

Entre os estúdios que empregaram as soluções da Autodesk no desenvolvimento de conteúdo para a temporada 2008-2009 de programas de TV estão:
– Encore Hollywood – conta com o sistema de efeitos visuais Autodesk Inferno, o sistema de edição e finalização Autodesk Fire e o Autodesk 3ds Max para produzir House, Mad Men, My Name is Earl, NCIS e Entourage, entre outros;
– Entity – usa as soluções Maya, Flame e Inferno na criação de Smallville, Terminator: The Sarah Connor Chronicles e ainda em alguns episódios de Entourage;
– CIS Vancouver – utiliza uma combinação do Flame, Inferno e Maya para trabalhos como Stargate: Atlantis, The L Word e no seriado canadense indicado ao Gemini Award, The Guard;
– The Jim Henson Company – utiliza Maya e no mental ray na produção de Sid the Science Kid.

+Informações
www.autodesk.com