A enquete atual do Portal MundoGEO pergunta: qual foi o fato mais importante do ano de 2008?

A polêmica sobre os dados do Deter sobre o desmatamento da Amazônia, a instituição da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais no Brasil e a fusão entre as empresas MapLink e Apontador foram os destaques nacionais.

Na área de Observação da Terra, os lançamentos dos satélites RapidEye, GeoEye-1 e Cosmo-SkyMed 3 mexeram com o mercado de sensoriamento remoto em 2008. A política de dados abertos para o Landsat também foi uma novidade deste ano.

A GeoWeb, por sua vez, mostrou-se cada vez mais presente na vida das pessoas, com a inclusão do Microsoft Virtual Earth no ArcGIS, o lançamento do Google Earth Solidário e a adoção do KML como padrão aberto pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC).

Já na área dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS), o lançamento do segundo satélite do Galileo, o Giove-B, foi um marco e mostrou que a União Européia está investindo no programa.

Se você acha que o fato mais importante de 2008 foi outro, envie uma mensagem para editorial@mundogeo.com. Sua opinião será publicada na Seção do Leitor da próxima edição das revistas InfoGEO ou InfoGNSS Geomática.