A Inovação lança no Brasil a nova versão do FME, software de Spatial ETL – sigla para extração, conversão e carga de dados geoespaciais. O FME 2009, da empresa Safe, compreende o FME Desktop e o FME Server, a solução cliente-servidor da plataforma de Spatial ETL FME.
Segundo os fundadores da Safe, Dale Lutz e Don Murray, a 21ª versão do software apresenta taxas mais rápidas de conversão de dados, suporte ampliado para múltiplos formatos de dados e melhorias na interface com o usuário. A empresa focou suas melhorias nessas áreas e endereçou o aumento escalonado de volume de dados geográficos que estão sendo produzidos, o crescente interesse em dados espaciais entre profissionais não especialistas em GIS e o número cada vez maior de formatos de dados encontrados em uma variedade ampla de aplicações GIS, CAD, raster, bancos de dados, 3D e BIM.
A Inovação informa que as conversões estão em média 20% mais rápidas, quando comparadas com as versões anteriores do FME. Algumas conversões atingiram uma velocidade 20 vezes maior (é utilizado um conjunto de mais de quatro mil testes para avaliar as mudanças na velocidade de processamento).
Dentre as melhorias estão a otimização da plataforma FME para processar conversões complexas de grandes volumes de dados, permitindo que o FME Server suporte nativamente Windows 64-bit, Linux, e Solaris. Alguns ganhos foram atingidos através da melhoria no algoritmo de transformação; outros resultaram da melhoria de gerenciamento de memória.
Em uma tentativa de acompanhar o incessante lançamento de novos formatos de dados, Marco Fidos, diretor da Inovação, informa que foram adicionados o suporte para Geospatial PDF Adobe, Autodesk 3D´s, CityGML 0.4 e 1.0, IBM Informix Spatial, OpenStreetMap (OSM) XML, e oito outros novos formatos. Fidos vê promessa especial no formato PDF Adobe Geoespacial, uma vez que "os consumidores deste tipo de informação não precisam necessariamente ser especialistas em GIS." A empresa também reforçou as capacidades de leitura e escrita de quinze formatos anteriormente suportados, incluindo GeoTIFF, OpenGIS KML, e Esri Geodatabase e Shape.
Clientes
A Inovação já conta com vários clientes no Brasil utilizando o FME – Petrobrás, IBGE, CIGEx, Companhia Vale do Araguaia de Mineração, Promaps e Nordeste Ambiental – e todos eles receberão nas próximas semanas a atualização do FME 2009.
+Informações
www.inovacaogis.com.br
www.safe.com
