É comum as empresas que elaboram o cadastro técnico urbano apresentarem as plantas que compõem o cadastro na projeção cartográfica Universal Transversa de Mercator (UTM). O argumento para defender tal pratica é que os erros provenientes desse sistema de projeção cartográfica são inferiores aos erros provenientes de técnicas de levantamentos cadastrais.
A principal vantagem na utilização desse sistema é com relação à facilidade para a integração com os dados provenientes de outros órgãos do município, sem que sejam necessárias transformações entre sistemas.
As normas brasileiras relacionadas às redes de referências cadastrais – vinculadas às redes oficiais – estabelecem o sistema de amarração de levantamentos a um sistema único de coordenadas. Ao fixar as condições exigíveis para a sua implantação em áreas urbanas e rurais do município, permitem coordenadas em sistemas que vão desde o Sistema Topográfico Local até o Sistema de Projeção UTM, Regional Transverso de Mercator (RTM) e Local Transverso de Mercator (LTM).
Leia a íntegra do artigo sobre projeções UTM, LTM e RTM.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.