Um experimento científico constatou irregularidades ionosféricas que podem afetar os sinais dos satélites GPS. Chamadas de "bolhas ionosféricas", as anomalias causam variações na amplitude e na fase das ondas de rádio. Essas variações, conhecidas como cintilação, podem interferir nos sinais dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS).

O experimento utilizou três receptores GPS especialmente planejados e construídos na Cornell University (EUA) para medidas rápidas de sinais de GPS em L1 e L2. Um dos receptores está localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e os outros dois estão instalados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Dentre outros fatores, a intensidade da cintilação depende principalmente do ciclo solar. Durante o máximo solar, fenômeno que ocorrerá novamente em 2011, a cintilação poderá ser observada de norte a sul do Brasil. Hoje, em fase de mínimo solar, são possíveis as observações nas regiões mais próximas do Equador, como Natal, devido à retração da ionosfera.

O estudo foi realizado no Centro Regional do Nordeste do (CRN) do Inpe e conduzido pelo professor Paul Kintner, da Cornell University. Também participam do estudo Eurico de Paula e João Gualberto, do Inpe, Enivaldo Bonelli e Francisco Mota, da UFRN.

Fonte: JB Online