Um projeto está recebendo contribuições para promover a interoperabilidade e a preservação ambiental. No âmbito do congresso FOSS4GIS 2009, que será realizado entre 20 e 23 outubro em Sidnei, na Austrália, a Fundação Geoespacial de Código Aberto (OSGeo, na sigla em inglês) promove o incentivo ao uso dos padrões do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês).
Batizado de Climate Challenge Integration Plugfest (CCIP), o projeto promove o uso de softwares livres em aplicações geoespaciais para o combate ao aquecimento global. Consiste de um servidor baseado em um grupo de computadores virtuais (virtual machine), cada um com aplicações geoespaciais instaladas e rodando serviços web baseados em padrões abertos. Cada serviço mostraria uma variedade de aplicações e seria acessado por clientes ao redor do globo.
Dentre os objetivos do projeto estão a demonstração da tecnologia em conferências, treinamento em geoprocessamento, demonstrações e testes de softwares, desenvolvimento de Infraestruturas de Dados Espaciais e programas de dados abertos.
Toda a comunidade envolvida com sofware livre para geoprocessamento está convidada a contribuir para o projeto.
+Informações
http://2009.foss4g.org/ccip
