No fechamento do ano de 2008 a Gisplan venceu dois certames licitatórios conduzidos pelo IBGE para realizar o mapeamento cartográfico na escala de 1:250.000. Estes projetos serão conduzidos no decorrer do ano de 2009 e os dados resultantes serão carregados em um banco de dados georreferenciados, seguindo os padrões da Mapoteca Nacional Digital (MND/SDE/Concar), .

O objetivo do IBGE é o de prover à sociedade um mapeamento atualizado de todo o território brasileiro na escala de 1:250.000 através de uma base cartográfica digital contínua, compatível com os requisitos de precisão do Sistema Cartográfico Nacional (SCN), e adequada aos padrões e normas da Infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

A implementação do projeto se dá com a integração de esforços dos profissionais da Gisplan e do IBGE, que é o responsável pelo estabelecimento das especificações do projeto. A área total do projeto (somando os dois contratos) abrange 140 folhas do mapeamento sistemático na escala de 1:250.000, cobrindo áreas nos estados do Maranhão, Alagoas, Sergipe, Pará, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Destas 139 folhas, 62 serão atualizadas e 77 serão novo mapeamento. Os insumos a serem usados no projeto incluem imagens de satélite, pontos de apoio de campo, mapeamentos existentes e informações setoriais.

+Informações
www.gisplan.com.br