Nos próximos cinco anos, pelo menos 80% dos solos dos cinco continentes deverão estar mapeados por um consórcio global. O objetivo é disponibilizar informações para que os países consigam superar os problemas enfrentados na área de solos.

A Embrapa Solos vai liderar o trabalho na América do Sul e Caribe, ao lado do International Center of Tropical Agriculture (Ciat). O mais recente levantamento internacional sobre solos foi realizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nos anos 1970 e 1980.

O levantamento terá um alto grau de detalhamento, permitindo obter informações voltadas às necessidades mais evidentes daquela região do globo num formato apropriado para a tomada de decisões.

Para isso, serão utilizados bancos de dados disponíveis nos países, imagens de sensores orbitais e aerotransportados, além de outras tecnologias para mapear o solo. O mapeamento identificará, por exemplo, a capacidade de retenção de água do solo, sua suscetibilidade ao processo de erosão, além da capacidade de armazenar carbono, entre outras informações.

Patrocínio de Bill Gates

A primeira fase do projeto, a ser desenvolvida nos próximos anos, será dedicada à África e à organização de dados gerais e terá patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.

Fonte: Agência Brasil