Um Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela aumento significativo na incidência de raios nos últimos dois anos.

Publicado nesta terça-feira, o novo ranking de descargas atmosféricas por município para o biênio 2007-2008 abrange nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o novo levantamento, em 2008 o número total de descargas atmosféricas na região pesquisada chegou a 7,5 milhões. Em 2007, foram 5,2 milhões de raios. Já o levantamento do biênio anterior tem registros de 3,7 milhões de descargas em 2005 e 5,8 milhões, em 2006.

O Brasil, por sua extensão territorial e proximidade ao equador geográfico, é o país com maior incidência de raios do mundo.

Os dados de descargas atmosféricas foram obtidos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) e processados por um modelo de eficiência de detecção desenvolvido pelo Elat/Inpe, que permite corrigir os dados em função do estado de funcionamento dos sensores da rede ao longo do período analisado.

Lançamento

Também nesta terça-feira, os pesquisadores do Elat/Inpe lançam a segunda edição do livro "Relâmpagos". A obra traz explicações detalhadas sobre como se proteger e evitar prejuízos causados pelos raios, sua incidência em diferentes regiões do país e as mudanças na incidência de raios esperadas para as próximas décadas em função das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

+Informações
www.inpe.br/ranking