A Topocart, empresa da área de aerolevantamentos, adquiriu um avião Carajá que entrará em operação no próximo mês. Com o investimento de 800 mil dólares na compra da aeronave, a Topocart passa a contar agora com um turbo hélice adaptado para realização de aerofotogrametria.

Com o Carajá, a Topocart amplia sua esquadrilha e passa a contar com quatro aeronaves adaptadas para aerofotogrametria. Além do novo avião, a empresa possui um Sêneca II, um Sêneca III e um Cessna 310, que está operando em Angola, na África.

De acordo com o diretor técnico da Topocart, Lúcio Mário Rodrigues, antes da aquisição a empresa fez um levantamento das diversas vantagens proporcionadas por um turbo hélice em relação a um avião com propulsão a pistão. Além da autonomia de mais de cinco horas de voo com alcance superior a 2,5 mil quilômetros sem abastecimento, o combustível utilizado é querosene de aviação, que oferece mais opções de abastecimento.

Carajá
Avião Carajá adquirido pela Topocart

A velocidade de 450 quilômetros por hora permite ainda melhor aproveitamento do tempo de voo. “O Carajá oferece mais robustez e potência e também maior produtividade. Ele é vantajoso para levantamentos em grandes áreas”, destaca Rodrigues.

+Informações
www.topocart.com.br