Existem diferentes realidades entre os países de expressão portuguesa, entre regiões, e entre locais e comunidades. Essas diferenças são de natureza geográfica, cultural, social, econômica, institucional e ambiental.
Os desafios, no entanto são os mesmos, pois são reconhecidos nestes países problemas comuns nas zonas costeiras associados à existência de vastas áreas marítimas, às ocupações e atividades urbanas e turísticas, à exploração de recursos vivos e não vivos, às pressões sobre os ecossistemas, à necessidade de melhorar infra-estruturas, à organização institucional, ao desenvolvimento científico e tecnológico, ao controle de riscos, e uma premente necessidade de uma gestão costeira integrada por meio de ações contínuas e dinâmicas.
Neste sentido, o V Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos países de Expressão Portuguesa, a ser realizado de 30 de setembro a 2 de outubro de 2009 na Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, pretende ser o palco adequado para divulgar e debater a temática das zonas costeiras junto de técnicos, gestores, investigadores e responsáveis que exercem a sua atividade nesta área. No âmbito da sua organização prevê-se a realização de debates, mesas redondas e comunicações técnicas e científicas com a colaboração de oradores convidados e autores de comunicações livres.
Participarão deste Congresso países com uma dimensão quase continental, como é o caso Brasil; os pequenos países, com características insulares como é o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, assim como os países costeiros como Angola, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
Datas importantes
Término da submissão de resumos: 30 de abril
Notificação do aceite: 30 de maio
Pré-inscrições: 30 de junho
Inscrição para os autores: 30 de agosto
Submissão de trabalhos completos: 30 de setembro
+Informações
www.coastgis.com.br/czcpp