O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pretende executar 317 operações de combate ao desmatamento em 2009 – cerca de 100 a mais que no ano anterior – com alvo principalmente no desmate de pequenas áreas.

O governo federal acaba de ampliar a lista dos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia. Sete cidades foram incluídas, entre elas uma de Roraima (Mucajaí) e uma do Maranhão (Amarante do Maranhão), estados que não apareciam no primeiro ranking dos municípios mais desmatadores, criado em 2007.

Além da previsão de mais de 300 operações, a unificação de comandos das ações de fiscalização ambientais – que geralmente incluem as polícias Federal e Rodoviária Federal –, a contratação de novos agentes e investimentos em tecnologia estão entre as prioridades do planejamento do Ibama para 2009.

A mudança no perfil da repressão ao desmatamento – com mais valorização das ações de inteligência e prevenção – é outra das diretrizes da política ambiental para este ano.

Com informações da Agência Brasil