O Brasil prepara-se para atingir o domínio tecnológico na área de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant). A empresa Avibrás recebeu 18 milhões de reais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver um veículo com aplicação civil e militar nas áreas de reconhecimento, monitoramento ambiental, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, tubulação de gás e tráfego urbano, entre outras.
O desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados no Brasil conta com o apoio da Finep, através do programa de subvenção econômica que liberou 80 milhões de reais para 31 projetos considerados estratégicos. Dentre esses projetos, foram selecionadas seis propostas relacionadas a veículos aéreos não tripulados.
No Brasil existem mais de 10 iniciativas públicas e privadas na área de Vant, entre elas a da Flight Solutions, que desenvolve um veículo de curto alcance com aplicação em reconhecimento para o Exército brasileiro. A empresa AGX, em parceria com a Universidade de São Carlos e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está desenvolvendo um Vant para aplicações agrícolas.
Fonte: Valor Econômico