A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) de Sergipe e a empresa Engefoto assinaram, no dia 31 de março, o contrato para o início dos trabalhos da Base Cartográfica Digital do Estado de Sergipe.
O projeto prevê o mapeamento pelo método aerofotogramétrico (restituição + ortofotocartas) no de todo o Estado na escala 1:10.000 com curvas de nível de cinco metros e das sedes municipais na escala 1:2.000 com curvas de nível de um metro, num prazo de 540 dias.
Serão mapeados 18 mil quilômetros quadrados, originalmente em referencial Sirgas, e 4 mil quilômetros quadrados (litoral do Estado – mapeamento Prodetur/2004) reeditados do Datum SAD-69 para o Sirgas.
O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas) é o novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para as atividades da Cartografia Brasileira.
Outros produtos também serão gerados, como um Sistema de Informações Geográficas (GIS), ortofotomosaicos dos territórios sergipanos, mapa do Estado de Sergipe e geração de cartas topográficas 1:25.000, 1:50.000 e 1:100.000 obtidas por generalização cartográfica. Também em cada sede municipal está prevista a implantação de no mínimo dois marcos geodésicos por sede, de forma que possam servir de pontos de apoio para atualização cartográfica por topografia georreferenciada ou mesmos para estações base para DGPS.
+Informações
www.engefoto.com
www.seplan.se.gov.br