Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) é um dos maiores eventos do país sobre imagens de satélite e geoinformação.
Em sua décima-quarta edição, a organização do evento espera 1,5 mil pessoas no Centro de Convenções de Natal (RN) entre os dias 25 e 30 de abril. Em 2007, na cidade de Florianópolis, o SBSR teve 1,1 mil participantes.
Os dois primeiros dias (sábado e domingo) são reservados para cursos. A abertura oficial e a inauguração da exposição técnica do SBSR acontecem na noite de 26 de abril (domingo). A partir daí, começa uma intensa programação diária de workshops, mesas-redondas, palestras, sessões orais e painéis.
Devido à variedade de aplicações do sensoriamento remoto, o Simpósio tem atividades dirigidas aos mais variados temas, como florestas, agricultura, geologia, hidrologia, oceanografia, monitoramento ambiental, planejamento urbano e regional, cartografia, sistemas, sensores, processamento de imagens, geoprocessamento, ensino, entre outros.
Reconhecido como o maior encontro brasileiro de especialistas e usuários de tecnologias de sensoriamento remoto, o evento favorece a troca de experiências entre os profissionais e a cooperação interinstitucional, ao mesmo tempo em que amplia o conhecimento sobre suas aplicações e divulga as melhores e mais recentes contribuições acadêmicas nesta área.
Até o dia 17 de abril é possível fazer a inscrição pelo formulário online disponível no site do Simpósio:
www.dsr.inpe.br/sbsr2009