A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França assinaram o plano de trabalho para o projeto de Monitoramento Espacial Hidrológico na Bacia Amazônica no dia 7 de abril, na sede da autarquia, em Brasília.
A cooperação ocorrerá até 2011 e visa a contribuir para a utilização de satélites no monitoramento hidrológico em grandes bacias hidrográficas e atender à demanda nacional e internacional de monitoramento dos recursos hídricos e das variáveis ambientais, com enfoque no acompanhamento das variabilidades climáticas.
A Agência disponibilizará espaço físico e infraestrutura para que sete técnicos do IRD permanentes no Brasil e sete temporários possam trabalhar no projeto.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) serão instituições coparticipantes do acordo.
Até dezembro, brasileiros e franceses trabalharão principalmente nas seguintes vertentes: criação de um banco de dados de séries obtidas por meio de estações virtuais criadas (aquelas em que dados, como os de níveis de rios e qualidade da água de reservatórios e várzeas, são gerados via satélite em pontos de interesse onde não há estações de monitoramento); a validação e calibragem de dados obtidos em estações convencionais e virtuais; e a realização de campanhas de medição de vazão, altimetria e coleta de amostras em estações virtuais. Ao final deste ano, haverá uma avaliação do andamento das ações do projeto, o que determinará as atividades a serem desenvolvidas em 2010.
Com informações da Assessoria de Comunicação da ANA