A Unesco, em parceria com outras 32 instituições, vai lançar a Biblioteca Digital Mundial (BDM), um site que coloca à disposição dos usuários manuscritos, mapas, livros raros, filmes, documentos sonoros, gravuras e fotografias.
De acesso público e sem custos associados, a BDM foi desenvolvida por uma equipa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com o apoio técnico da Biblioteca de Alexandria e a contribuição de várias bibliotecas e organizações culturais e de educação de vários pontos do globo.
A BDM funcionará em sete idiomas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo) e disponibilizará conteúdos em várias outras línguas. As suas funcionalidades de navegação e pesquisa facilitarão a exploração cruzada do site, quer a nível cultural quer a nível temporal. A descrição de cada item, com vídeos de especialistas a falar sobre cada um deles, permitirão contextualizar os utilizadores e, deste modo, promover a curiosidade e encorajar estudantes e público em geral a aprenderem mais sobre a herança cultural de todos os países.
O lançamento do projeto vai acontecer na sede da Unesco, em Paris, no dia 21 de abril de 2009.
