O Bourbon Convention Ibirapuera recebe hoje os principais executivos da área de localização para discutir as tendências do mercado. Durante a abertura do Seminário GEOWEB & GPS, hoje, dia 15 de abril, Emerson Zanon, diretor da editora MundoGEO, realizadora do evento, destacou o caráter inovador do debate que pretende, de maneira informal, apontar os novos rumos do mercado de geoweb e webgis.

“Nunca houve tanto investimento em mapeamento. Assim, é necessária a discussão das aplicações da localização desde sua forma mais simples até a mais complexa. Hoje, apresentaremos ideias que podem ser aplicadas nos negócios de forma prática”, afirma Emerson.

O primeiro debate do dia ficou por conta de Francisco Gioielli, responsável técnico do Google Enterprise, Iara Musse, diretora da Santiago e Cintra Consultoria e Marcus Silva, diretor da Gisplan. Os executivos debateram sobre a aproximação do uso tradicional de localização aplicado pelo mundo corporativo e a aplicação dada pelo usuário final.

Na sequência, Helder Azevedo, diretor da Navteq, Alexandre Derani, diretor da Digibase, e Adriano Martins Junqueira, diretor da ProMaps, falaram sobre o desafio das empresas que produzem mapas.

O terceiro módulo teve um formato diferenciado, com duas palestras e perguntas ao final. "Como usar mapas na web para aplicações corporativas" foi o tema abordado por Francisco Gioielli e Wagner Pacífico, diretor de Marketing da Multispectral.

No início da tarde, um dos debates mais dinâmicos teve como participantes Rafael Siqueira, CTO do Apontador|MapLink, Silvana Camboin, diretora da Geoplus, e Guilherme Pacheco, diretor do buscador de viagens Mundi. A qualidade dos dados e metadados que são gerados por usuários e o perfil dos novos profissionais que trabalham com geoinformação foram debatidos e receberam várias perguntas da plateia.

Neste momento, está em debate a popularização do GPS em celulares, smartphones e PDAs, por Fiore Mangone Junior, diretor de Vendas de Serviços da Nokia, Wlamir Molinari, gerente de Projetos e Aplicações Especiais da Vivo, e Tiago Galli, gerente de Produtos e Serviços da Nextel.

Acontecerão mais três debates ao longo do dia, até às 18h, sobre mitos e verdades das imagens de satélites e fotos aéreas, rastreamento e telemetria para segurança e logística, e os multiusos dos navegadores nos carros. Veja na próxima edição da revista InfoGEO a cobertura completa do evento.

+Informações
www.mundogeo.com/seminarios/GG